Empreendedorismo: estratégia de negócio para tempos de crise

Maiara Natalia Marinho Duarte, Shaiani de Oliveira do Carmo, Renata de Sampaio Valadão

Resumo


Diante da atual situação econômica do país indivíduos estão buscando meios alternativos para inserção no mercado de trabalho, e um desses meios está relacionado ao ambiente empreendedor, ou seja, ser dono do próprio negócio. O empreendedorismo possibilita que o profissional por meio de suas ideias inovadoras consiga atender as necessidades do seu público alvo, promova a geração de novos empregos e  consequentemente atenda as suas próprias necessidades pessoais e profissionais. Compreendendo a importância do processo empreendedor, este presente artigo teve como objetivo identificar como o empreendedorismo pode ser visualizado como uma estratégia de negócio para os indivíduos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, em especial nos momentos de crise econômica e social que vivenciam na região ou no país onde residem. Para a estruturação desta investigação foi utilizada a pesquisa bibliográfica e qualitativa e como técnica de pesquisa foi utilizada um questionário. O questionário foi enviado via e-mail para seis empreendedores que atuam na cidade de Pereira Barreto, interior do estado de São Paulo, e que foram escolhidos pelas pesquisadoras de maneira aleatória e não probabilística. Os resultados apontaram que o empreendedorismo é uma grande oportunidade para driblar a crise e entrar no mercado de trabalho, mas para isso o empreendedor precisa ser criativo, inovador, persistente, organizado, comunicativo, líder. O empreendedor precisa planejar e organizar o seu negócio e saber se relacionar com as pessoas.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Características empreendedoras; Estratégia Empreendedora

Texto completo:

PDF

Referências


CERVO, Amado Luis; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica: para uso dos estudantes universitários. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2008.

DOLABELA, Fernando. Empreendedorismo: a reinvenção através do sonho. Disponível em: < http://fernandodolabela.wordpress.com/>. Acesso em: 18.out.2016

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

______. Transformando ideias em negócio. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005

______. Empreendedorismo na prática: Mitos e verdades do empreendedor. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo. Disponível em: . Acesso em: 18. out.2016.

HIARICH, Robert D.; PERTERS, Michael P. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

JORDÃO, Sonia. Característica do Empreendedor de Sucesso. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2016.

MACEDO, Elia. Empreendedorismo em Crise Econômica. Disponível em: . Acesso em: 10. maio.2016.

MACHADO, Millor. O que significa ser empreendedor. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2016.

MANDEL, Ernest. O Capitalismo. Disponível em: . Acesso em: 17. out. 2016.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MELLO, Mario. O empreendedorismo e sua relação com o capitalismo natural. Disponível: . Acesso em: 17. out. 2016.

MOTTER, Jorge Eduardo. O que é pesquisa? Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2016.

PERIARD, Gustava. Soluções para driblar a crise econômica no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 10. maio. 2016.

PORTAL EDUCAÇÃO. História do Empreendedorismo. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2016.

SANTANA, André Ricardo Fonseca. Ser empreendedor em tempos de crise. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2016.

SEBRAE. O Céu e o Inferno do Empreendedorismo: empreendedorismo, tipos de empreendedores e as vantagens e desvantagens de empreender. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2016.

SERVA, Cythia. 5 Característica de um Empreendedor que faz a diferença. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2016.

SILVEIRA, A. Carlos. Empreendedorismo: a necessidade de se aprender a empreender. Disponível em: . Acesso em: 18.out. 2016.

VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. Metodologia do Trabalho Científico: um enfoque didático da produção científica. São Paulo: E.P.U., 2001.

WRIGHT, P. L.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração Estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

ZUINI. Priscila.O Raio X do empreendedorismo no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 18. out. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1980-3575 Revista Interatividade © 2019 Firb Editora - Faculdades Integradas Rui Barbosa