Estudo da prática da docência no ensino técnico – aplicação e análise sobre um aspecto dos desafios encontrados no setor

Deize Cristina Sena Arthur, Leandro Arthur Pinto

Resumo


Com o decorrer dos tempos, a docência do ensino técnico tem se convertido em um grande desafio para os educadores que buscam encará-la de modo dinâmico e adaptável a uma sociedade em crescente mutação e que trava uma constante batalha em busca de inovação. A formação crítica e capacidade analítica tem se apresentado como fatores primordiais para o que é defino como qualidade no ensino técnico no ambienta brasileiro. A formação elementar e as dificuldades encontradas no ambiente de desenvolvimento e da prática pedagógica a ser adotada apresentam-se como os principais desafios para o educandário. O objetivo do presente artigo é promover uma discussão teórica a respeito dos desafios enfrentados no desenvolvimento do ensino técnico no Brasil, bem como realizar uma análise setorial sobre a opinião dos diferentes autores citados no artigo.


Palavras-chave


Docência; Ensino; Desafios

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Márcia Ângela. “Institutos Técnicos de Educação na nova LDB”. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB interpretada: Diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997.

CAMPOS, Silmara de, PESSOA, Valda Inês Fontenele. Discutindo a formação de professoras e de professores com Donald Schön. In: GERALDI, C. Fiorentini et al. (Org.). Cartografias do trabalho docente. Campinas : Mercado de Letras, 1998.

FERREIRA, Naura S.C. Supervisão educacional para uma escola de qualidade. São Paulo: Cortez, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARCELO GARCIA, Carlos. A formação de professores. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa : Dom Quixote, 1993.

RISTOFF, Dilvo. Educação técnica no Brasil: 10 anos pós-LDB: da expansão à democratização. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João F. de; MOROSINI, Marília (Orgs.). Educação técnico no Brasil: 10 anos pós-LDB. Brasília: INEP, 2008. p. 39-50.

SANTOS, L.L.C.P. Formação de professores na cultura do desempenho. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1145-1157, set./dez. 2004.

SILVA JR., João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da educação técnica no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora/CDAPH_ IFAN, 2001.

TORRES, R.M. “Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial”. In: DE TOMMASI, L., WARDE, M.J. e HADDAD, S. (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1980-3575 Revista Interatividade © 2019 Firb Editora - Faculdades Integradas Rui Barbosa