Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018 - 23:31:31

FACULDADES INTEGRADAS “RUI BARBOSA”

 

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

 

I – INTRODUÇÃO

 

As Faculdades Integradas “Rui Barbosa” – FIRB  têm um papel econômico e social relevantes em âmbito regional desde o início de suas atividades. As ações de responsabilidade social desenvolvidas pela IES têm procurado contribuir com a produção de conhecimento sobre a realidade educacional brasileira na esteira dos esforços de sistematização de uma nova política educacional que privilegia a qualidade do ensino.
Esse conhecimento trará elementos para a construção e aplicação de políticas concretas, baseadas em informações indispensáveis ao planejamento educacional.
O Programa de Acompanhamento de Egressos - PAE das FIRB é um processo institucional de organização de informações sobre as condições pessoais, acadêmicas e profissionais dos ex-alunos. Uma vez analisadas quantitativa e qualitativamente, essas informações servirão de subsídios tanto para a ampliação dos serviços educacionais prestados como para o desenvolvimento de estratégias para avaliação e adequação dos currículos, corrigindo os rumos pedagógicos.
Por outro lado, ao realizar esse trabalho as FIRB estarão cadastrando os principais empregadores dos seus egressos, concretizando assim mais uma forma de articulação com o mundo do trabalho.

 

II - OBJETIVOS

Desde a perspectiva enunciada, os objetivos desse acompanhamento serão:

1. Verificar a inserção dos ex-alunos no mercado de trabalho.

2. Obter indicadores confiáveis sobre a adequação dos conteúdos curriculares às necessidades do mundo do trabalho.

3. Construir um banco de dados sobre os ex-alunos que possibilite manter com eles uma comunicação permanente e um estreito vínculo institucional.

4. Criar condições para a avaliação de desempenho dos egressos em seus postos de trabalho;

5. Obter informações que orientem a implantação de cursos e programas de pós-graduação.

 

III – METODOLOGIA

Para a consecução dos objetivos propostos as FIRB manterão contato com ex-alunos através de:

1. Link “Egressos” em sua página institucional http://www.firb.br

3. Questionário a ser preenchido pelo ex-aluno na página das FIRB no link “Egressos”, e informações sobre os eventos realizados pela Faculdade e um espaço para tirar dúvidas.

 

IV – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

Questionário de “Egressos”.

 

V – TRATAMENTO ESTATÍSTICO DOS DADOS


As informações coletadas serão analisadas estatisticamente utilizando-se métodos quantitativos e qualitativos.