Terça-feira, 19 de Março de 2024 - 06:30:32

 

Avaliação Institucional



O que é Avaliação Institucional 

Avaliação como processo, ato humano continuado, eis o parâmetro básico da Avaliação Institucional FIRB. Processo ininterrupto. O ser humano avalia, avalia-se e é avaliado. Não se vive sem avaliação. Como a vida, a avaliação desenvolve-se ao longo do tempo, diagnóstica, formativa, processual, qualitativa.
Dá-se, então, a necessidade de atender à Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e, consolidar o processo de Avaliação Interna, tornando-a integrada e sistemática.



FOCOS BALIZADORES DA AVALIAÇÃO FIRB

a) Globalidade

Coordenada por uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Avaliação Institucional:


- postula participação de toda a comunidade acadêmica, dos alunos, dos professores, funcionários administrativos, da coordenação pedagógica de todos os cursos;
- inclui os diversos itens que compõem a dinâmica institucional, na sua globalidade, objetivando integrar instrumentos e procedimentos.



b) Gestão Democrática

Balizando o envolvimento de todos no processo:


- todos avaliam e todos são avaliados; 
- todos tomam conhecimento dos resultados e todos propõem soluções e sugestões; 
- todos manejam e remanejam ações e todos colhem os frutos.

c) Direcionamento

Finalidades da Avaliação Institucional:


- conhecer para prosseguir; 
- resgatar o passado cultural da Instituição;
- integrar conhecimento do presente e compromisso com o futuro. 

Na operacionalização, instrumentalmente e mediante validação estatística, realizar-se-á:


- verificação da qualidade; 
- diagnóstico para resolução de problemas; 
- realinhamento de trajetória; 
- comprometimento com a transformação de que se fizer necessária.

d) Interação

O propósito de interação representa:


- compromisso de dialogar com a comunidade; 
- foco na prática social; 
- opção preferencial pelo desenvolvimento de projetos institucionais interativos. 

e) Continuidade

Por continuidade entende-se o caráter permanente da Avaliação Institucional, mediante:


- ação – reflexão – ação;
- processo ininterrupto; 
- divulgação dos resultados; 
- realização de propostas consistentes. 

f) Compromisso Científico

“... atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados” (Minayo, 1994, p. 23). 

Atividade-meio da ciência, a pesquisa busca respostas para uma melhor compreensão da realidade. Atitude prática elaborada pela teoria ou teoria corroborada pela realidade, a suposta verdade nunca é definitiva para os humanos. E busca tem a ver com compromisso, compromisso com avaliação, avaliação com projeto institucional, projeto institucional com processo pedagógico como prática da liberdade construtiva.

g) Posicionamento Ético-político

Incluindo atores participantes e construtores da história da Instituição, o processo de Avaliação Institucional:


- instiga todos os envolvidos à participação; 
- realiza-se como processo de tomada de decisões para formação de consciência crítica; 
- valoriza o ato educativo na medida em que proporciona oportunidades de ação e de transformação;
- assume o ato político intrínseco ao projeto de educação; 
- compromete-se com a qualidade; 
- desenvolve a prática de negociação, de construção coletiva, de valorização humana, de prestação de contas à sociedade, de construção do conhecimento.