Quarta-feira, 25 de Maio de 2022 - 02:52:51

 portal professor         portal aluno

  • ead

Professor da FIRB participa de evento internacional na Espanha

Ligado .

tbl 002Cumprindo parte de suas atividades de doutorado em Ciência da Informação pela UNESP / Marília, o bibliotecário e professor das Faculdades Integradas Rui Barbosa Daniel Abraão Pando esteve entre os dias 29/09 e 04/10 na Espanha para participar do XIX Encuentros Sobre Sistemas de Información y Documentación – IBERSID que foi realizado na Universidad de Zaragoza, mais especificamente na Biblioteca “María Moliner” durante o período de 1 a 3 de outubro de 2014. A participação no evento foi motivada pelo envio de um trabalho intitulado Comunicação científica no contexto da Web 2.0: considerações sobre o uso de blogs como canais de difusão científica que foi aprovado pela organização do evento para ser apresentado em uma de suas sessões temáticas.
 

         O IBERSID é um foro internacional de periodicidade anual cujo objetivo é facilitar o encontro entre profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes das Ciências da Documentação e de outras disciplinas relacionadas interessados em identificar, analisar e discutir de forma aberta, interdisciplinar e rigorosa os problemas da área no âmbito profissional e científico. De acordo com a organização do evento, a edição deste ano contou com a participação de representantes de 10 países dentre os quais Reino Unido, Alemanha, México, Brasil e Espanha.

        Sob a temática central “Sistemas de información y documentación: retos y perspectivas” a discussão se concentrou em torno do conceito de sistemas de informação e documentação como marco comum em que as diferentes especialidades das Ciências documentais podem dialogar sem prejuízo de seu caráter distintivo.

Os encontros representam a complexidade das profissões e ciências da documentação em uma estrutura temática que considera quatro variáveis: nível de análise, processo, tipo de serviço e especialização temática.

Ressalte-se que a participação no referido evento contou com a total colaboração das Faculdades Integradas Rui Barbosa através de seus diretores e mantenedores e representa uma oportunidade de qualificação profissional e cultural de seus colaboradores.