Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018 - 23:52:02

portal professor         portal aluno

Projeto de extensão à comunidade - Grupo de Estudo Alfabetização – TEA

A crescente demanda de pessoas diagnosticadas ou com suspeita de TEA – Transtorno do Espectro Autista e a necessidade de convívio escolar com alunos do espectro autista, aponta para a urgência de nos apropriarmos dos conhecimentos necessários sobre a pessoa com TEA e a sua possibilidade de alfabetização. 

Mediante essa necessidade O Grupo de Estudo Alfabetização – TEA surgiu voluntariamente e sem ônus aos participantes, para estudar como a autista se alfabetiza e aplicar o que estudarmos na prática com pessoas autistas.

A metodologia utilizada foram em módulos de  - aulas com vídeos de aulas da Dra. Dayse Serra sobre o Método Fônico de Alfabetização para autistas, ppt para acompanhar as vídeos aulas e textos para estudo – que serão apresentados em estudo compartilhado.

A proposta foi para que quem tivesse participante (criança com TEA) para aplicação da Metodologia de Alfabetização Fônica – que faríamos um Plano de Ensino Individualizado e acompanhamento para aplicação prática e posterior comunicação desta aplicação. 

Realizamos 8 (oito) Encontros de estudo aos sábados pela manhã por 4 horas cada manhã, na FIRB.

Participaram desse Grupo de Estudo pais, fonoaudiólogas, professores, estagiários e psicólogos.

Um grupo formado por uma mãe de criança com TEA e três professoras sendo uma de Educação Física, uma professora de apoio e uma titular de classe de uma escola rural de Águas Claras, MS. destacou-se pelo empenho, frequência e comprometimento com o trabalho com o aluno com TEA.

Profª Responsável Dra. Lia Raquel Pereira de Souza

foto2

foto1

Etapas:

1º dia – 11/03 - INTRODUÇÃO - Definição e Histórico do autismo – vídeo com ppt.

2º dia – 25/03 -  Módulo 1 -  Conhecendo o aluno com TEA que queremos alfabetizar

Aula 1 -  Avaliação prévia para identificação das alterações das habilidades que envolvem o processo de aprendizagem e comportamento dos alunos com TEA.  

Aula 2 - Avaliação dos precursores da Linguagem  - Avaliação das competências e habilidades que envolvem a leitura e a escrita. 

3º dia -  08/04 - Módulo 2 – Exemplos de avaliações/tematização

Aula 1 – Relatório de avaliação para discussão.

Aula 2 – Desenvolvimento de habilidades para a leitura – atividades práticas de intervenção

4º dia – 29/04 - Módulo 3 – Habilidades necessárias ao processo de alfabetização

Aula 1 -. A leitura precoce e uma análise crítica dos Métodos de alfabetização

Aula 2 – O desenvolvimento da escrita ortográfica – atividades praticas de intervenção

Aula 3 - Pseudoleitura e hiperlexia. Atitudes pedagógicas diante desses comportamentos

Aula 4 - Causas do sucesso e do insucesso no processo de alfabetização

Aula 5 - A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização.

5º dia – 20/05 -  Módulo 4 -  Etapas do processo de alfabetização

Aula 1 – Apresentação geral do processo de alfabetização e musicas /rimas 

Aula 2 – Apresentação das vogais

Aula 3 – Apresentação dos encontros vocálicos – parte 1

Aula 4 – Apresentação dos encontros vocálicos – parte 2

6º dia – 03/06 -  Módulo 5 – Apresentação das consoantes

Aula 1 – Apresentação do primeiro grupo de consoantes

Aula 2 - Apresentação do segundo grupo de consoantes

Aula 3 - Apresentação do terceiro grupo de consoantes

Aula 4 – Procedimentos e atividades na apresentação das consoantes passo a passo.

7º dia – 24/06 - Módulo 6 – Dificuldades ortográficas

Aula 1 – Dígrafos ch, nh, lh

Aula 2 – Qua, quo, ge e gi , gue e gui

Aula 3 – Os sons do R e o que é considerado dificuldades ortográficas

Aula 4 – Estratégias importantes – dificuldades ortográficas - parte 1

Aula 5 – Estratégias importantes – dificuldades ortográficas -  parte 2

8º dia – 08/07 - Apresentação das aplicações e encaminhamentos futuros.

 

 

A crescente demanda de pessoas diagnosticadas ou com suspeita de TEA – Transtorno do Espectro Autista e a necessidade de convívio escolar com alunos do espectro autista, aponta para a urgência de nos apropriarmos dos conhecimentos necessários sobre a pessoa com TEA e a sua possibilidade de alfabetização.

Mediante essa necessidade O Grupo de Estudo Alfabetização – TEA surgiu voluntariamente e sem ônus aos participantes, para estudar como a autista se alfabetiza e aplicar o que estudarmos na prática com pessoas autistas.

            A metodologia utilizada foram em módulos de  - aulas com vídeos de aulas da Dra. Dayse Serra sobre o Método Fônico de Alfabetização para autistas, ppt para acompanhar as vídeos aulas e textos para estudo – que serão apresentados em estudo compartilhado.

A proposta foi para que quem tivesse participante (criança com TEA) para aplicação da Metodologia de Alfabetização Fônica – que faríamos um Plano de Ensino Individualizado e acompanhamento para aplicação prática e posterior comunicação desta aplicação.

Realizamos 8 (oito) Encontros de estudo aos sábados pela manhã por 4 horas cada manhã, na FIRB.

Participaram desse Grupo de Estudo pais, fonoaudiólogas, professores, estagiários e psicólogos.

Um grupo formado por uma mãe de criança com TEA e três professoras sendo uma de Educação Física, uma professora de apoio e uma titular de classe de uma escola rural de Águas Claras, MS. destacou-se pelo empenho, frequência e comprometimento com o trabalho com o aluno com TEA.