Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 - 01:25:33

 

Estratégias de Realização da Avaliação Institucional



Tendo em vista seus objetivos, a Avaliação Institucional FIRB prevê ações estratégicas, para a concretização do projeto por etapas, ao longo de seis fases:


Fase I – Implantação

A primeira fase, denominada implantação, objetiva sensibilizar toda a comunidade das FIRB para o comprometimento com a Avaliação Institucional neste segundo ciclo avaliativo que abrange o período de 2011 a 2013.

Prevêem-se as seguintes ações:

a) reuniões para (re) estudo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com seus componentes determinantes e eixos de avaliação;

b) reuniões da Comissão Própria de Avaliação para esclarecimentos e tomada de decisões no campo de atuação de cada segmento envolvido; 

d) oficinas e eventos de orientação para a condução do processo;

e) implementação eletrônica de divulgação de informações.



Fase II – Preparação

A segunda fase, de preparação, objetiva a elaboração do Projeto de Avaliação Institucional, definindo metodologias, instrumentos, coleta de dados e análises.


Fase III – Realização

Terceira fase, momento em que se concentram esforços na tarefa de fazer acontecer a avaliação, com envolvimento de todos.



Fase IV – Consolidação

Tem como objetivo organizar, num relatório único, todo o material gerado na fase anterior com vistas a retratar a realidade institucional e sugerir alternativas de comprometimento.



Fase V – Divulgação

A divulgação dos resultados sela o compromisso direto com a sociedade e torna transparente o interesse das FIRB em identificar seu perfil, o significado de sua atuação e a busca contínua de seus propósitos.



Fase VI – Balanço crítico

Etapa de reflexão, mediante análise dos resultados, e planejamento.